Passaporte de Emergência
Passaporte de Emergência, o que é e como tirar?
Confira todos os requisitos para seu Passaporte de Emergência, não perca sua viagem e evite erros.
Passaporte de Emergência – Esta página pertence à uma empresa privada, sem filiação com a Polícia Federal, trata-se de um Despachante de Passaporte. Informamos que é possível realizar os trâmites pela fonte oficial, os formulários encontram-se disponíveis gratuitamente.
O que é Passaporte de Emergência?
O Passaporte de Emergência é concedido para aqueles que já estão solicitando um passaporte comum que necessite do documento de viagem e não possa aguardar o prazo regular.
O Passaporte Emergencial não pode ser emitido para viagens a turismo, é valido por apenas 1 ano e não é aceito em alguns países.
Quem pode solicitar o Passaporte de Emergência?
As emergências que são aceitas para solicitar o Passaporte Emergencial, são aquelas que envolvem situações que não puderam ser previstas. Situações criadas por descuido do próprio cidadão não habilitam a solicitação do Passaporte para Emergências. São consideradas emergências pela Polícia Federal as situações abaixo:
- – Catástrofes naturais;
- – Conflitos bélicos;
- – Caso precise viajar imediatamente por motivos de saúde do solicitante, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
- – Para proteger seu patrimônio (o que NÃO inclui prejuízo com perda de passagens, hospedagem, entre outros);
- – Por motivos de trabalho;
- – Por razões de ajuda humanitária;
- – Interesse da Administração Pública;
- – Ou outra situação emergencial que não possa ser prevista, onde o adiamento da viagem acarrete em grave transtorno ao solicitante.
Como tirar Passaporte de Emergência?
Primeiro, o solicitante deve verificar se possui toda a documentação necessária para a expedição do passaporte. Certifique-se que a sua situação de emergência se encaixa em uma das descritas acima e que possui um documento que a comprove, lembrando que passagens aéreas não serão aceitas como comprovação de situação emergencial, mas recomenda-se que sejam levadas juntamente com o documento que comprova a emergência.
Após esses passos o solicitante deve preencher o formulário de solicitação de passaporte e não será necessário realizar um agendamento, já que apenas alguns postos realizam o serviço. Você precisará levar o protocolo de solicitação, a documentação que comprove sua situação emergencial e a documentação original como foi citado acima.
O responsável pelo posto irá avaliar a situação do solicitante para ver se está dentro dos requisitos aceitos para a confecção do documento, se positivo, lhe será entregue a guia para pagamento (GRU), específica para o Passaporte de Emergência, que é superior à taxa do passaporte comum.
Quanto custa a taxa para o Passaporte de Emergência?
O Valor da GRU é de R$ 334,42. Após todos os tramites, o passaporte será confeccionado em 24 horas úteis.
Obs.: Restrições e desvantagens do Passaporte de Emergência:
Passaporte de Emergência sem riscos e mais rápido
Para aqueles que não dispõem de tempo hábil para realizar os tramites do Passaporte Emergencial ou que desejam minimizar os riscos de não ser aceitos e agilizar seu processo, podem optar por contratar um Despachante de Passaporte de Emergência.
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