Novo Formulário de Visto Americano
Novo Formulário de Visto Americano que pede dados de Redes Sociais é implementado pelo consulado americano em casos que “justifiquem investigação adicional” sobre segurança nacional
O governo dos Estados Unidos lançou um Novo Formulário de Visto Americano que pode ser solicitado a aqueles que querem solicitá-lo. Esse formulário pede dados das redes sociais do requerente de até 5 anos e informações pessoais de no máximo 15 anos atrás.
As autoridades irão pedir essas informações quando for determinado que “as informações são necessárias para confirmar a identidade do requerente” ou “conduzir uma verificação de segurança nacional mais rigorosa”. Essas informações foram passadas por uma autoridade do Departamento de Estado na quarta-feira, 31/05/2017.
Críticas sobre o Novo Formulário de Visto Americano
Essas novas perguntas, fazem parte de um esforço para tornar a verificação de potenciais visitantes dos Estados Unidos mais rígida. Essa medida foi aprovada no dia 23 de maio de 2017 pelo Escritório de Gestão e Orçamento. Muitas críticas foram feitas por diversas autoridades de educação e grupos acadêmicos durante um período de debate público.
Essas críticas dizem que as novas perguntas são excessivamente incomodas e que levariam a grandes atrasos no processo de obtenção do visto, desencorajando estudantes e cientistas internacionais a visitar o país.
Com as novas medidas, as autoridades dos consulados podem pedir aos solicitantes todos os números de passaportes anteriores, dados de 5 anos de redes sociais, endereços de e-mail, números de telefone e 15 anos de informações pessoais, como endereços e histórico de emprego e viagens.
Imigração intensifica buscas em eletrônicos
A busca por informações em celulares e PCs dos viajantes que embarcam nos EUA aumentou significativamente, os agentes de imigração vêm sendo instruídos a intensificar a procura de informações nesses dispositivos, a instrução é de pedir o aparelho e se o mesmo tiver algum tipo de codificação isso pode ser requisitado ao viajante.
Por S2 Vistos e Passaportes