Kim Jong-Un usava Passaporte Brasileiro para viajar para o ocidente
Kim Jong-Un usava Passaporte Brasileiro para viajar para o ocidente
O líder norte coreano Kim Jong-un e seu pai, Kim Jong-il, utilizavam o passaporte brasileiro nos anos de 1990, segundo informações que foram divulgadas na terça-feira (22). De acordo com a Reuters (agência de notícias) , o objetivo deles era conseguir vistos de outros países do ocidente com o documento falso.
Os documentos foram Expedidos pela Embaixada do Brasil em Praga, capital da República Tcheca, foram assinados por Antonio José Maria de Souza e Silva (conselheiro consular), que hoje é responsável pela embaixada de Myanmar, e contavam com o nome fictício de “Josef Pwag” para King Jon-un e de “Ijong Tchoi” para seu pai, que faleceu no ano de 2011. De acordo com os documentos, os dois teriam nascido em São Paulo nos anos de 1983 e 1940.
“Eles usaram esses passaportes brasileiros […] para tentar obter vistos de embaixadas estrangeiras”, explicou uma fonte anônima para a agência. O mesmo informante acha que a existência dos documentos revela “o desejo da família por viagens”, porém, também mostra uma possível tentativa de construção de um plano de fuga.
Documentos legítimos
Outra fonte, também anônima e desta vez brasileira, disse que os dois passaportes eram legítimos, porque quando foram enviados aos consulados, ainda continham espaços para preenchimento em branco. Eles foram supostamente usados para para viajar para o Japão, Hong Kong e até mesmo o Brasil.
A Embaixada do Brasil na Coreia do Norte não quis se pronunciar sobre o caso denunciado pela imprensa, e o Itamaraty, disse estar investigando a denúncia.
No ano de 2011, um jornal japonês reportou que o presidente da Coreia do Norte visitou a Disney de Tóquio, em 1991, com um passaporte brasileiro. Porém, isso teria acontecido antes da emissão dos documentos divulgados no começo desta semana com fotos de Kim Jong-un, atual líder do país asiático.
Por S2 Vistos e Passaportes.