Internet em Cuba foi liberada com acesso completo
Internet em Cuba foi liberada com acesso completo
Internet em Cuba foi liberada com acesso completo no celular pela primeira vez. Cuba é um dos últimos países a liberar esse acesso no mundo. No país, as autoridades dão prioridade para o uso da internet onde o acesso é coletivo, como escolas, centros de pesquisa e locais de trabalho, pois o acesso de todos vem da mesma rede.
Sistema de internet em Cuba
O anuncio foi feito na terça-feira (4) à noite pela presidente da companhia estatal telefônica de Cuba, Mayra Arevich, pela primeira vez os cubanos poderão comprar pacotes de internet. O sistema de internet em Cuba possui largura de banda limitada, censura, custo elevado e baixo número de conexões, desde 2007 esse cenário vem se atualizando lentamente. Os estatais cybercafés cobram um preço alto pelo acesso à internet.
O governo de Cuba só abriu os primeiros pontos de wifi públicos em 2015, com 35 pontos nos locais públicos, no mesmo ano diminuíram os preços da internet e aumentaram a velocidade, inclusive nos cybercafés estatais.
O governo cubano recusou a oferta do presidente Barack Obama em 2009, que oferecia serviços de internet de empresas americanas, e está trabalhando com o governo venezuelano. Os cabos de fibra óptica que são ligados entre Cuba, Jamaica e Venezuela chegou em 2011, prometendo velocidades de até 3 mil vezes mais rápido do que era antigamente, porém, em 2012 quando o cabo já estava funcionando, só os órgãos do governo cubano e venezuelano estavam tendo acesso a essa velocidade, deixando os acessos mais lentos e caros para a população em geral, até em 2013 quando para o público em geral aumentou a velocidade da internet e diminuiu o preço, passando ter acesso em praças, alguns pontos turísticos e hotéis.
Em 2016 iniciou o programa para o acesso do público em geral nas casas cubanas para acesso à banda larga da internet. Nesta quinta-feira foi liberado pelo governo cubano o acesso a pacotes de internet 3G para celulares.