Foto para o Passaporte – Existe um formato certo?
Foto para o Passaporte: Polícia Federal obriga mulher a prender ‘black power’ para foto
Na última semana, ao procurar um posto da Polícia Federal em Salvador, a jornalista Lília de Souza, foi obrigada a prender o cabelo black power para fazer a foto para o passaporte. Após várias tentativas de tirar a foto para o passaporte com os cabelos soltos, a jovem foi alertada por uma policial de que o sistema não estava aceitando sua imagem por causa do cabelo.
A jornalista teve que prender o cabelo com um elástico emprestado pelos policiais e o sistema funcionou. A jornalista usou uma rede social para desabafar, e disse que tudo isso a deixou arrasada, e que depois que chorou do lado de fora da PF, voltou ao local para protestar.
Segundo Lilia, os policiais que estavam no local se defenderam e disseram que não houve racismo na ação, mas sim que o sistema de foto é muito complicado, o que causou a confusão. Também disseram, que o sistema às vezes não faz imagem de pessoas muitos negras, e que nesses casos, é preciso que a imagem passe por um processo de clareamento.
A Polícia Federal informou que adota um sistema padronizado da Organização da Aviação Civil Internacional, e que o mesmo exige requisitos mínimos para a identificação dos passageiros. E que, o sistema pode reprovar a foto por vários motivos, e que exige que a imagem seja refeita em situações, como: cabelo em frente aos olhos, cabelos soltos, olhos fechados, entre outros. “Os chips dos passaportes armazenam muitos dados biográficos e diversos requisitos são exigidos para uniformizar o procedimento”, diz a nota da Polícia Federal.
O Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, irá pedir explicações pelo ocorrido, segundo eles, se o sistema leva as pessoas negras a passar por constrangimento, ele deverá ser analisado.
Vai tirar passaporte e está com dúvidas?
Consulte-nos (11) 3199 8580 | (21) 3900 8580 | (19) 3029 1990
Por S2 Vistos e Passaportes