Estudar nos Estados Unidos: Alunos devem ter metas e um plano de estudos
Estudar nos Estados Unidos: Alunos devem ter metas e um plano de estudos
Estudar nos Estados Unidos – O sonho de estudar fora do país está cada dia mais próximo para milhares de brasileiros. Um dos destinos mais procurados são os Estados Unidos – e a boa noticia, para jovens, é que a maior economia do mundo está interessada em alunos da América Latina.
O território norte-americano é atualmente o destino preferido dos brasileiros, com 8.700 estudantes matriculados em cursos no país.
Andreza Martins, coordenadora nacional da Education USA (escritório oficial de intercâmbios nos Estados Unidos), alerta que a primeira dica para se dar bem fora do país é ter um objetivo claro com a viagem e um plano de estudos.
– O aluno deve saber o que quer. Se a vontade é estudar inglês, se é buscar uma graduação, uma especialização ou algo parecido. Para cada perfil há um tipo de orientação diferente.
O preço dos cursos nos Estados Unidos variam, mas em geral eles são caros. Em muitos casos, no entanto, são oferecidas bolsas de estudos. O importante é que o aluno pesquise principalmente o site das universidades, como Harvard, Yale, Columbia, Berkeley, UCLA (University of California) e NYU (Universidade de Nova York, em tradução do inglês).
É apenas pesquisando que o estudante descobre a melhor forma de disputar bolsas, qual o melhor período para estudar, o preço dos cursos, sua duração e a carga horária, afirma Andreza.
– Os EUA não possuem regras gerais [para intercâmbio]. Cada instituição trabalha com um sistema de bolsas. Algumas usam critérios como histórico escolar para dar os benefícios. Outras levam em consideração a renda familiar. Atualmente até cursos de idiomas nos Estados Unidos oferecem descontos.
Os alunos brasileiros devem ficar atentos as possibilidades e aproveitar ao máximo a oportunidade de estudar fora do país. A agenda da Education USA permite saber quando são realizadas palestras, feiras e conferências sobre intercâmbio nos Estados Unidos.
Califórnia
Os destinos mais procurados por estudantes brasileiros são Califórnia, Flórida e Nova York. Porém, outros Estados oferecem chances tão ou mais interessantes, afirma a coordenadora do Education USA.
– O aluno precisa pensar no que é melhor para ele, fugindo apenas das opções básicas. Os 50 Estados americanos oferecem chances interessantes, basta pesquisar.
Atualmente, o Brasil é o 14º de uma lista de 20 países que mais enviam estudantes para os Estados Unidos.
– Os asiáticos, especificamente os chineses, são a maioria dos estudantes estrangeiros nos EUA. As universidades, porém, querem diversidade, e a busca por latino-americanos não para de crescer.
Fonte: R7.com
Por s2 vistos e Passaportes
Contato: [email protected]