Documentos necessários para tirar Passaporte
Quais os documentos necessários para tirar o Passaporte?
O solicitante deverá ter alguns documentos necessários para tirar o Passaporte. Sendo assim, vamos citar os documentos essenciais e básicos. No entanto, se a Polícia Federal exigir outras documentações de acordo com o perfil do solicitante será necessário ter em mãos.
– Documento de Identificação com Foto – RG ou CNH;
– Comprovante de Pagamento da Taxa GRU;
– Para menores de idade é necessário ter o Certidão de Nascimento;
– Certidão de Casamento;
– Averbação (para divorciados);
– Para homens é necessário ter a Reservista Militar;
– Quitação Eleitoral (deve estar recente);
– Passaporte Brasileiro Anterior (em caso de Renovação do Passaporte);
– CPF;
Quanto tempo demora a emissão do Passaporte?
Esse passo depende de como será todo o processo, o que dependerá também da disponibilidade do solicitante. O agendamento com a Polícia Federal somente será disponibilizado quando o solicitante realizar o pagamento da Taxa GRU. O tempo de esperar para realizar esse agendamento pode ser em até 60 dias. Depois disso, a emissão do Passaporte pode levar até 15 dias úteis para ser realizado.
Dica Importante:
Caso não possa esperar o tempo de emissão do Passaporte com a PF, nossa dica é realizar todo esse processo com uma Assessoria Especializada em Passaporte. Com o auxílio da Assessoria você poderá ter seu Passaporte Comum em até 7 dias úteis.
Qual o valor da Taxa GRU?
Como dito anteriormente, para ocorrer esse procedimento o solicitante deverá realizar o pagamento da taxa GRU. Essa determinada taxa está atualmente no valor de R$257,25.
Como é o atendimento na Polícia Federal?
O solicitante deverá chegar ao posto de atendimento com 15 minutos de antecedência. Além disso, é necessário ter em mãos todos os documentos ditos acima. No dia do atendimento os documentos serão conferidos, o solicitante deverá tirar uma foto 3×4, assinar o documento e tirar as digitais. Após esse processo, o solicitante receberá um papel informando o dia em que o Passaporte estará disponível. O prazo para retirar o Passaporte é de 90 dias.
Como tirar Passaporte para menores de idade?
O processo de emissão do Passaporte é o mesmo para todos, no entanto, os documentos apresentados terão alguns acréscimos. O mais importante é que os solicitantes tenham em mãos uma Autorização de Viagem dos responsáveis legais e o Preenchimento do Formulário Padrão de Autorização para Concessão de Passaporte para menores. Além disso, se um dos pais tiver falecido é necessário apresentar uma Certidão de Óbito.
Posso tirar o Passaporte com nome sujo?
Ter restrição no nome não interfere na solicitação do Passaporte. A Polícia Federal não realizará a consulta nessas determinadas relações. As viagens de um solicitante só podem ser restritas com uma Ordem Judicial.
Qual o prazo de validade de um Passaporte?
O Passaporte tem a validade de 10 anos. No entanto, em caso de menores de idade essa validade será de acordo com a idade do solicitante. Por exemplo, se o menor tem 6 anos, o seu Passaporte terá a validade de 6 anos. Em caso de Passaporte de Emergência a sua validade será de um ano, independente do perfil do solicitante. Além disso, o viajante só poderá realizar uma viagem com esse determinado Passaporte.
Por S2 Vistos e Passaportes.