Visto Americano J-1
Mudanças no Visto Americano J-1 – Visto de Intercâmbio
Foi anunciado recentemente algumas mudanças importantes para quem pretende solicitar o Visto Americano na categoria J-1 e J-2. Essa grande mudança foi divulgada pela Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos. Essa categoria é destinada para estudantes ou trabalhadores que participaram de programas de intercâmbio, trabalho temporário ou treinamento nos EUA.
Portanto, desde o dia 10 de Outubro de 2024, a validade desta categoria e uma taxa foram alteradas.
Mudanças no Visto Americano J-1 e J-2
Primeiramente a validade máxima dos vistos dessas categorias foi estendida para 24 meses (dois anos). Porém, a validade máxima do documento só é estabelecida a partir da data final da atividade descrita em seu formulário DS-2019. A segunda mudança é que esse solicitante deverá realizar o pagamento de uma taxa de reciprocidade adicional, no valor de U$102 dólares americanos. No entanto, o pagamento dessa taxa só deve ser realizado para casos de visto aprovado.
Observação:
Essa nova determinação é para os portadores de Passaporte Brasileiro.
Quando realizar o pagamento dessa nova taxa?
A taxa deve ser paga somente pelos aprovados da solicitação do Visto. Sendo assim, após a entrevista consular deverá realizar o pagamento da taxa, diretamente à Embaixada ou Consulado Americano. Sendo assim, serão destinados para caixas dentro dos consulados ou embaixada.
Quem pode solicitar o Visto J?
Essa categoria de visto é destinada para pesquisadores, professores e estudantes de intercâmbio. O objetivo desse visto é promover o intercâmbio cultural. Sendo assim, é um documento muito buscado por estudantes que buscam se qualificar profissionalmente em universidades dos Estados Unidos, profissionais que buscam programas de estágios para melhoria em seu currículo, como também programas de verão para jovens, como, por exemplo, programas de Au Pair.
O visto J-2 é destinado para os cônjuges ou dependentes dos titulares do Visto J-1.
Precisa solicitar o Visto Americano J-1?
O processo desse documento leva tempo e paciência do requerente, portanto, recomendamos que entre em contato com um Consultor Especializado em Visto Americano. O mesmo irá te auxiliar em todo o passo a passo desse processo.
Referências:
Consulado Americano – Informativo
Por S2 Vistos e Passaportes
Jornalista responsável: Maria Júlia Patrussi