Viajar com animal
Dicas de roteiros para viajar com o seu pet
Viajar com pet pode se tornar uma grande dor de cabeça para quem quer realizar uma viagem internacional. Sendo assim, iremos listar alguns pontos que é preciso adaptar em uma viagem com os animais. O primeiro passo é escolher o destino da sua viagem e as normas daquele determinado país para entrada de pets, por exemplo, vacinação e afins. A dica é sempre se preparar para a viagem com uma certa antecedência, para evitar imprevistos.
Além disso, é importante montar um roteiro pensando em pontos turísticos que o seu animal pode lhe acompanhar, como, por exemplo, áreas rurais, museus, galerias, restaurantes, praias e mais. É bom programar um roteiro de viagem pensando em quais locais aceitam seus animais.
Hotel para viagem com pet
Essa é uma das escolhas mais importantes, tanto para viagem nacional, como para internacional. É necessário verificar algumas questões antes de fechar a hospedagem, como, se eles aceitam animais, condições que o mesmo oferece. Por exemplo, onde o animal pode dormir, onde ele poderá circular, se cobra taxas para isso, o que é proibido para eles e mais.
O que levar na mala para o animal?
Em uma viagem é necessário ter na mala tudo do cotidiano do pet, como: material de higiene, kit para primeiros socorros, ração (que ele está acostumado a comer, para não estranhar), brinquedos, coleira, carteira de vacinação regularizada e assinada pelo seu veterinário.
Dica importante:
Atenção à vacinação anti-rábica, pois ela é indispensável para viagens nacionais e internacionais.
Vacinação para viagem com animal
Para viagens internacionais com pets é necessário que o seu responsável apresente o Certificado Zoosanitário Internacional, que é emitido de forma gratuita pelo Ministério da Agricultura.
Além disso, verifique também nas embaixadas ou consulados as exigências específicas de cada país de destino para a entrada de pets.
Dicas de cuidado com o pet para viajar!
Evite alimentá-lo durante a viagem, pois isso pode favorecer o enjoo no animal. É de extrema importância a identificação do animal, portanto, coloque na coleira uma etiqueta com seus dados e leve uma fotografia do animal para poder mostrar caso ele se perca. Em casos de viagens muito longas é importante verificar com o veterinário do pet sobre a utilização de um tranquilizante.
Quantos quilos o pet deve ter?
O peso máximo que o animal deve ter é de 7kg, passando esse determinado peso é necessário que o animal vá no chamado “porão”, na parte inferior da aeronave. Além disso, o limite de peso deve ser da soma do pet mais a caixa de transporte, esse limite não pode ultrapassar de 10 kg.
A caixa de transporte deve ter regras, ser sem rodinhas, bem resistente, boa ventilação e estar em ótimas condições de uso.
Quanto custa para levar o animal em viagem internacional?
Para levar o pet em uma viagem internacional é preciso pagar uma taxa, o valor vai de acordo com a companhia aérea contratada. No entanto, normalmente o valor cobrado é de USD 250 por animal. Além disso, esse valor é cobrado por trecho, na volta é necessário pagar também essa taxa. Em caso de viagens com conexões, é possível que a companhia aérea cobre por trajeto.