Atendimento no Consulado Americano
Como está o agendamento com o Consulado Americano?
A partir de hoje, 17 de Março de 2020, o atendimento no Consulado Americano e na Embaixada dos EUA está cancelado. Essa medida foi tomada pela Embaixada dos Estados Unidos, localizada em Brasília. Todos os solicitantes de vistos de imigrantes e não imigrantes deverão esperar para a realização da entrevista. Esse ato foi solicitado para a prevenção sobre a Pandemia vivida em todo o mundo com o Novo Coronavírus. No entanto, a Embaixada informa que não é possível ter uma data específica para o retorno, mas está confiante que em breve o atendimento normal retornará.
Terei que pagar a taxa consular novamente para atendimento no Consulado Americano?
Não será necessário. A taxa consular é válida por um ano desde seu pagamento. Sendo assim, se o solicitante agendar ou reagendar a entrevista dentro do prazo de um ano, não precisa se preocupar. No entanto, vale lembrar que essa taxa só poderá ser utilizada para a obtenção do Visto Americano no país onde foi paga.
Tenho uma viagem com urgência, o que devo fazer para realizar o atendimento no Consulado Americano?
De acordo com a nota divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos, em caso de viagens emergenciais é necessário que o solicitante entre em contato com o Consulado Americano mais próximo. Se está com muita urgência para realizar toda a parte burocrática fale com o Despachante de Visto Americano S2 Vistos e Passaportes. Nós podemos te auxiliar na parte burocrática e como se deve proceder em todo esse processo. No entanto, a solicitação de urgência deverá ser aceita pelo Consulado Americano. Além disso, o solicitante não poderá fazer parte dos país onde a entrada para os Estados Unidos está suspensa.
Quais países a entrada aos Estados Unidos está suspensa?
O Governo Americano suspendeu a entrada de países devido a medida de prevenção do Novo Coronavírus. O governo decidiu tomar essa atitude de acordo com a proclamação emitida no dia 14 de Março de 2020. Os países suspensos são:
- Todos os 26 países do Espaço Schengen, que inclui: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça;
- Como também Irlanda e Irlanda do Norte;
- Reino Unido da Grã Bretanha e excluindo os territórios que estão fora da Europa;
- Toda a República da China, onde começou a propagação do vírus. No entanto, as Regiões Administrativas estão fora dessa suspensão, são eles: Hong Kong e Macau;
- A República Islâmica do Irã;
Não estou na lista desses países, posso entrar no Estados Unidos?
No momento esse procedimento está bem complicado e mais burocrático do que o normal, devido o surto de Coronavírus. No entanto, se você possui sintomas semelhantes de gripe ou visitou um país que tem grande epidemia em menos de 14 dias é recomendável que você adie sua entrevista no momento, principalmente, nesse momento que os agendamentos estão cancelados. Além disso, a Embaixada recomenda que se você pretende realizar uma viagem para um dos países citados acima e depois para os Estados Unidos, é de extrema importância que você realize sua entrevista depois de 14 dias após sua ida para os países listados.
Ficou com dúvida? Acesse o portal da Embaixada dos Estados Unidos!
Por S2 Vistos e Passaportes.