Crise de refugiados é a maior crise no mundo desde a Segunda Guerra Mundial
Crise de refugiados que vem ocorrendo no mundo é a maior crise desde a II Guerra Mundial
Crise de refugiados que vem ocorrendo no mundo é a maior desde a II Guerra Mundial, originários de países como Síria, Somália e Afeganistão. São mais de 65,5 milhões de refugiados, fugindo de seus países devido a guerras, perseguições políticas, conflitos internos e violações dos direitos humanos.
A África e o Oriente Médio são os territórios com os maiores índices de refugiados no mundo, devido a guerra civil na Síria, desde 2011, mais de 250 mil pessoas morreram e 5,5 milhões foram deslocadas, representando um quinto da população total do país.
O ranking da crise de refugiados por país depois da Síria são 2,5 milhões do Afeganistão, 1,4 milhões do Sudão e 1 milhão da Somália, todos por conflitos internos, resultando na fuga em massa da população. A Europa recebeu mais de 1 milhão de refugiados em 2015 e 400 mil em 2016 para Grécia e Itália, mais de 5 mil morreram ou desapareceram durante as viagens de 2017 atravessando pelo mediterrâneo.
O que ocorre com a Venezuela?
Na Venezuela, desde 2016 vem ocorrendo uma crise econômica e política onde milhares de pessoas vem sendo afetadas, taxas altíssimas são cobradas em produtos básicos e necessários. Falta saneamento básico e há escassez de recursos fundamentais. Centenas de pessoas acabaram ficando mais de três dias sem água, causando uma epidemia de sarna em todo país.
O que acaba ocasionando um vasto número de imigrantes venezuelanos para o Brasil, porém o que a grande maioria não sabe é que existe um decreto feito para os venezuelanos pelo governo do presidente Temer, onde eles podem tirar um RNE específico, sem ao menos precisar pegar fila para emitir o mesmo. Pois muitos venezuelanos fazem pedidos de refúgio e esperam de dois a cinco anos pela emissão, uma vez que os venezuelanos não se encaixam como refugiados porque o país sofre uma questão econômica e não política.
O RNE é o Registro Nacional de Estrangeiro, um documento fundamental e necessário, que pode ser permanente ou temporário para que o imigrante possa viver no país e usufruir de direitos concedidos pelo governo.
Qual a diferenças de migrantes, migrantes econômicos, refugiados e solicitante de asilo?
Migrantes são pessoas que migram de um país para o outro. Migrantes econômicos são migrantes que se mudam em busca de uma oportunidade financeira melhor que o seu país de origem.
Refugiados são todas as pessoas que, em razão de temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontram-se fora de seu país de origem e que, não podem ou não querem fazer uso da proteção desse país ou, não tendo uma nacionalidade e estando fora do país em que residiam como resultado daqueles eventos, não podem ou, em razão daqueles temores, não querem regressar ao mesmo.
E Solicitante de asilo é o refugiado que aguarda a concessão de status de refugiado após pedir a proteção internacional.