Departamento de Segurança dos EUA irá inspecionar eletrônicos
Departamento de Segurança dos EUA irá inspecionar eletrônicos de quem voa para o país
As empresas aéreas que tem voos que tem como destino os Estados Unidos, serão obrigadas pelo Departamento de Segurança dos EUA a inspecionar aparelhos eletrônicos dos passageiros no aeroporto antes do embarque. O procedimento já está em vigor e começou nesta quarta-feira (19).
Quem embarcar em voos para os EUA está sujeito a uma inspeção rigorosa de eletrônicos, incluindo celulares, tablets, computadores e outros.
Essa medida é parte do pacote do governo de Donald Trump, que inclui mudanças no Visto Americano, Segurança em aeroportos e essa nova media que deve ser seguida por 280 aeroportos de 105 países. Depois de passar pelo raio-x, pode haver uma nova vistoria nos aparelhos.
A companhia aérea envia os nomes de todos os passageiros do voo para o departamento de segurança dos EUA, que irá selecionar de 20 a 25 nomes para serem inspecionados. O aviso aos passageiros é feito no momento do embarque, que seguirão para uma sala improvisada onde é feita a inspeção.
Como funciona o procedimento de inspeção?
Um funcionário da empresa irá verificar se os eletrônicos portados pela pessoa tem vestígios de explosivos, o corpo do passageiro também pode ser verificado.
O passageiro entra na sala e entrega os eletrônicos para o agente designado para a inspeção, que usa uma haste com um pedaço de papel para colher partículas que não são visíveis a olho nu. A haste é colocada em um equipamento que verifica se há algum vestígio de explosivo ou não nos aparelhos eletrônicos. Se nenhum alarme for disparado, o passageiro está liberado e a pessoa pode seguir para o embarque.
Quanto tempo demora a inspeção?
O procedimento instaurado nessa quarta-feira (19), leva em média, dois minutos e até o momento não provocou atrasos para embarques em voos para os Estados Unidos. O departamento de segurança dos EUA afirma que o procedimento é uma forma de diminuir o tempo de inspeção nos aeroportos americanos.
O que acontece se eu me recusar a entregar os aparelhos?
Se o passageiro se recusar a passar pela vistoria, ele não embarca no voo. Não é recomendado também despachar os eletrônicos, pois as malas também serão revistadas. É aconselhado levar todos os eletrônicos em mãos e remover qualquer tipo de objeto, capa ou outros empecilhos que podem dificultar a inspeção.
Por S2 Vistos e Passaportes