Cidadania Italiana
Nova medida diminui tempo do processo de Cidadania Italiana e concessão triplica
As concessões de Cidadania Italiana triplicaram num período de 5 anos. Segundo dados do instituto nacional de estatística da Itália, se tornaram cidadãos do país europeu 159 mil em 2015, em 2011 apenas 50 mil tinham obtido a cidadania.
No Brasil, os consulados italianos reconheceram 12 mil pedidos de nacionalidade apenas em 2016, além de ter emitido 21 mil documentos de Passaporte Italiano. A expectativa é que esses números aumentem mais ainda nos próximos anos, com a diminuição da burocracia para solicitar a Cidadania Italiana no Brasil.
Convenção da Apostila de Haia e o processo de Cidadania Italiana
A medida que tornou possível que mais pessoas tenham sua cidadania foi a convenção da apostila de Haia, que entrou em vigor no Brasil e eliminou a obrigatoriedade de os documentos públicos brasileiros serem legalizados pelos consulados italianos no processo de obtenção da cidadania.
Para que um documento seja considerado valido para o consulado italiano, basta agora ir a um cartório brasileiro e pedir pelo serviço de emissão da Apostila de Haia. Todas as cópias dos documentos solicitados pelo consulado devem passar por essa autenticação.
Essa convenção é um acordo que prevê que um documento expedido ou autenticado pelas autoridades públicas dos estados signatários possa ser certificado para que o documento seja legal em todos os países que participam do acordo. É uma espécie de certificação.
Com essa nova medida o preço do processo aumentou, mas os consulados defendem que a nova prática vai reduzir o tempo de espera, pois a validação dos documentos tomava grande parte do tempo dos agentes consulares, que agora estarão livres para cumprir outras tarefas como processos de cidadania.
Passaporte Italiano
Para fazer a solicitação do seu passaporte italiano primeiro você deve se cadastrar no site do consulado da Itália mais próximo de sua região. Depois de fazer o cadastro você deverá entrar na página de requerimento do passaporte italiano e preencher os formulários requisitados.
Então o requerente deverá escolher uma data para o atendimento. Se não tiver tempo hábil de realizar os processos do passaporte italiano, contrate um despachante de Passaporte Italiano, o despachante faz todo o processo burocrático para o requerente e evita erros no seu processo.
Por S2 Vistos e Passaportes