Imigração dos Estados Unidos
Imigração dos Estados Unidos intensifica buscas em computadores e celulares em aeroportos
O serviço de imigração dos Estados Unidos vem ficando mais restrito nos últimos meses. O governo americano vem impondo propostas para que o processo migratório fique mais difícil e para que menos estrangeiros embarquem no país.
A busca por informações em celulares e PCs dos viajantes que embarcam nos EUA aumentou significativamente, os agentes de imigração vem sendo instruídos a intensificar a procura de informações nesses dispositivos, a instrução é de pedir o aparelho e se o mesmo tiver algum tipo de codificação isso pode ser requisitado ao viajante.
Grande Aumento
No ano de 2015, a agência do governo dos EUA fez 8.503 buscas em aparelhos para 383,2 milhões de pessoas que cruzaram a fronteira do país norte-americano naquele ano.
Em 2016 essas buscas subiram para 19.033 em aparelhos de celular e computadores. E nos seis primeiros meses de 2017 alcançou a marca de 14.993 aparelhos. Estima-se que esse número chegue a 30.000 ao fim do ano.
Departamento de Segurança Nacional
O Departamento de Segurança Nacional dos EUA recentemente se pronunciou sobre o assunto dizendo que as redes sociais também serão parte do plano de contenção imigratória, os agentes poderão pedir senhas das redes para obter informações no processo de emissão de Visto Americano.
O objetivo desse plano é minimizar o terrorismo e a imigração ilegal. O agente entra nas redes sociais e vê suas publicações com o intuito de checar se a pessoa tem algum ideal terrorista ou extremista. Pode ser considerado algo invasivo e muito agradável, mas é algo que vem aumentando com as novas políticas do governo de Donald Trump. A concordância com o processo é voluntária, mas a recusa apenas aumenta a sua espera com os agentes imigratórios e pode até levar a uma recusa de entrada e deportação do país.