Certificado Internacional de Vacinação
Certificado Internacional de Vacinação é requerido por destinos com muita procura
Para quem quer viajar para países como África do Sul, Austrália, Bahamas, Barbados e muitos outros, você terá que fazer a emissão do certificado internacional de vacinação. Com o crescente número de novos casos de febre amarela, os postos de vacinação estão ficando cheios e a população preocupada.
Para emitir o certificado, você deve ir a um dos postos listados, portando documento original e oficial com foto (RG, Passaporte ou CNH), levar também o cartão de vacinas/comprovante de vacinação original. O serviço é gratuito, a ANVISA recomenda um pré-cadastro no site: http://www.anvisa.gov.br/viajante.
Em Campinas
O certificado não está mais sendo emitido no aeroporto Viracopos(Campinas-SP), um dos maiores postos de emissão. Já no aeroporto de Guarulhos ou Congonhas em São Paulo(SP), o documento continua a ser emitido.
Em Campinas(SP), no dia 5 de abril, foi suspenso o agendamento de vacinas para a febre amarela, o objetivo é focar nas áreas rurais, onde os moradores são mais afetados e o risco de infecção é maior. As áreas urbanas serão vacinadas em um período posterior.
Outras Cidades
Em outras cidades também estão sendo investigados casos da doença. Em Americana há um caso suspeito, um representante comercial de 46 anos, está internado há 3 dias no hospital municipal e apresenta sintomas como febre, mal estar e icterícia(olhos e pele amarelados).
Em Limeira, Santa Bárbara e Nova Odessa, não foi confirmado nenhum caso suspeito. Segundo a vigilância epidemiológica de cada município, foram vacinadas 14,5 mil pessoas contra a doença.
Organização Mundial da Saúde
A Organização Mundial da Saúde(OMS), enviou para o Brasil 3,5 milhões de doses da vacina contra a febre amarela. Limeira está entre as principais cidades que receberão a vacina, de acordo com a administração da cidade. De acordo com a prefeitura, ainda não há informações sobre o número de vacinas encaminhadas ao município, bem como a data de chegada das doses na cidade.