Visto Canadense
Guia de solicitação do Visto para o Canadá em 2025
Nessa página iremos te auxiliar como realizar o processo de solicitação do Visto Canadense. O visto para o Canadá é preciso para todos os brasileiros que tem a pretensão de realizar uma viagem ao país.
Antes de comprar passagens é preciso, com certa antecedência, realizar o processo de emissão desse documento, já que é um processo extenso e que pode levar um bom tempo para sua conclusão.
O que veremos nesta página:
Guia de solicitação do Visto para o Canadá em 2025;
Passo a passo da Solicitação do Visto Canadense;
Quais são os Tipos de Vistos para o Canadá?;
Formulário do Visto Canadense;
Documentos para o Visto Canadense;
Quanto custa para tirar um Visto Canadense?;
Onde tirar o Visto Canadense no Brasil?;
Quanto tempo demora para tirar o Visto Canadense?;
Quanto tempo posso permanecer no Canadá?;
Passo a passo da Solicitação do Visto Canadense
O primeiro passo de uma solicitação de Visto Canadense é destinar qual o tipo de categoria será solicitado. Abaixo listamos algumas das principais categorias para solicitação do Visto para o Canadá.
Quais são os Tipos de Vistos para o Canadá?
Tipos de Vistos
Turismo – Validade até 10 anos ou a validade restante do Passaporte;
Estudos – Cursos acima de 6 meses ou do High School;
Negócio – Visita à negócio (analisar características da viagem);
Trabalho – Work Permit (analisar características da viagem).
Formulário do Visto Canadense
Após destinar qual o tipo de visto que seguirá no processo, o requerente deverá acessar o site do Governo do Canadá. Neste site será preciso realizar o download do formulário de acordo com a categoria de visto escolhida para seu preenchimento.
Os formulários são extensos e extremamente importantes para a solicitação do visto, portanto, é essencial ter total atenção a cada questionamento a ser respondido.
Nessa página iremos falar do processo de Visto para o Canadá de turismo, os formulários para esse segmento são:
Tipos de Formulários
Family Information Form – IMM 5645;
Information Visitor Form – IMM 5257;
Representative Form – IMM 5476;
Documentos para o Visto Canadense
Depois de preencher todos os formulários corretamente, o requerente deverá encaminhar ao Consulado Canadense os documentos essenciais. Esses documentos, juntamente com os formulários preenchidos, serão analisados pelo agente consular.
Os documentos básicos para ter em uma solicitação de Visto para o Canadá de turismo, são:
- – Passaporte – com validade de até seis meses e histórico de viagem;
- – Passaporte anterior se houver Visto Americano Válido ou Visto Canadense;
- – Cópia do RG (frente e verso);
- – Formulários obrigatórios preenchidos;
- – Cópia do RNM (em caso de estrangeiros);
- – Em caso de visita a amigos/parentes será preciso levar uma cópia da carta convite;
Dica importante:
Esses documentos são básicos, cada caso deve ser analisado para ter em mãos as documentações corretas. Portanto, recomendamos que entre em contato com uma Consultoria Especializada em Visto Canadense. A mesma poderá te auxiliar em todo o passo a passo desse processo.
Quanto custa para tirar um Visto Canadense?
O terceiro passo desse processo é realizar o pagamento das taxas consulares. A taxa do Visto Canadense de Turismo/Negócios/Visita a amigos e parentes é de 100 dólares canadenses + 85 dólares canadenses para a coleta da biometria (a biometria é obrigatória para todos que tenham a idade entre 14 anos a 79 anos).
Já o valor da taxa de transmissão/devolução do Passaporte dependerá da região de entrega do documento, esse determinado valor será pago diretamente no sistema de solicitação do Visto Canadense.
Observação:
A taxa de requerimento não é reembolsável e corresponde apenas ao processo de requerimento, sendo assim não garante que o Visto Canadense ou a permissão serão emitidos.
Onde tirar o Visto Canadense no Brasil?
O quarto passo desse processo é realizar o agendamento para coleta dos dados biométricos. Desde 2018 é obrigatório o agendamento para realizar o processo de fornecer os dados biométricos. No entanto, o requerente não precisa comparecer ao Consulado Canadense, será necessário ir ao VFS Global. Os solicitantes têm a opção de agendar em quatro regiões do Brasil:
São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.
- VSF GLOBAL São Paulo – Endereço: Rua Butantã, 434 5° andar CJ 52.53 e 54 – Pinheiros;
- VSF GLOBAL Rio de Janeiro – Endereço: Av Rio Branco, 156 – Salas 2119-2120, Centro;
- VSF GLOBAL Porto Alegre – Endereço: Rua Dom Pedro II, 367, Sala 301. São João;
- VSF GLOBAL Brasília – Endereço: SIG Quadra 04, Lote 75/175 – Bloco A, 1º Andar, Sala 116 – Ed. Capital Financial Center;
Quanto tempo demora para tirar o Visto Canadense?
Em caso de aprovação de solicitação do pedido, é necessário levar ao Consulado os Passaportes para confecção do Visto Canadense. A confecção desse documento dependerá da demanda do Consulado.
Normalmente os passageiros que optam por fazer todo o processo pessoalmente, chegam a levar até 107 dias para análise, sendo assim, os motivos deste período para emissão são sempre os mesmos, falta de documentação e formulários preenchidos de forma errada e incompleta.
Quanto tempo posso permanecer no Canadá?
O tempo de permanência no Canadá com o visto de turismo é de no máximo 06 meses, este tempo pode ser menor, varia de acordo com a análise do oficial da imigração no Canadá.
É muito difícil tirar o Visto Canadense?
O processo do Visto para o Canadá é bem complexo e extenso, pois se baseia muito nos formulários e documentos que são encaminhados ao Consulado. Como vimos acima, não possui entrevista, por essa razão o agente consular é mais criterioso na análise de documentações.
Isenção do Visto Canadense – ETA
Para aqueles que já tiveram um Visto Canadense (emitido nos últimos 10 anos) ou tem um Visto Americano válido, são isentos do Visto para o Canadá. O solicitante que se encaixa nesses requisitos pode solicitar um ETA (Electronic Travel Authorization), confira o que é essa autorização.
Evite erros, com a ajuda de um despachante de visto, é rápido e seguro!
Contatos: (11) 3199 8580 | (21) 3900 8580 | (19) 3029 1990 |
Por S2 Vistos e Passaportes