Visto para o Canadá
Como conseguir o Visto para entrar no Canadá?
Visto para o Canadá – O Visto Canadense é um documento extremamente necessário para todos os brasileiros que pretendem realizar uma viagem para o país. Portanto, saber como solicitar esse visto é algo de extrema importância.
Primeiramente, o requerente deverá escolher o tipo do Visto Canadense que mais se encaixa com sua viagem, podendo ser um visto de turismo, de estudos, de trabalho, de negócios e afins.
Tipos de Vistos Canadense
Existem diferentes tipos de Visto para o Canadá. O primeiro a identificarmos não é uma categoria, mas sim uma Autorização de Viagem Canadense. O ETA – Electronic Travel Authorization, esse documento é indicado para determinados casos, pois é um processo mais tranquilo e rápido de ser solicitado. Esse documento só pode ser solicitado por brasileiros que possuam Visto Americano Válido ou tenham tido o Visto Canadense nos últimos dez anos. No entanto, para ter esse documento o requerente somente poderá realizar viagens via aérea.
Como Tirar o ETA Canadense?
O processo de emissão do ETA Canadense é menos burocrático. Isso porque esse documento não se trata de um Visto convencional, é uma Autorização eletrônica de viagem ao Canadá.
O requerente deverá acessar o sistema do Governo do Canadá, preencher um formulário eletrônico com todas as suas informações pessoais e de viagem. Além disso, é necessário ter em mãos, nesse momento, o Passaporte, endereço de e-mail e um cartão de crédito. Após o preenchimento será preciso realizar o pagamento da taxa para esse serviço.
De quanto tempo é a validade do ETA Canadense?
O ETA tem a validade, normalmente, de no máximo cinco anos ou de acordo com o vencimento do Passaporte em que foi cadastrado. Por exemplo, o Passaporte tem validade de três anos, o ETA terá validade de três anos. Nunca ultrapassando a validade máxima de cinco anos.
Além disso, esse documento é conectado diretamente ao Passaporte cadastrado. Portanto, a Autorização de viagem só será válida com aquele determinado Passaporte.
Quanto custa para Tirar o ETA Canadense?
O valor para realizar esse processo também é menor do que o Visto Canadense convencional. Atualmente o valor da taxa para esse serviço é de sete dólares canadenses.
Dica importante:
Os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio.
Onde Tirar o ETA Canadense?
Como dito anteriormente, para solicitar o ETA Canadense, Autorização Eletrônica de Viagem, basta acessar o site do Governo do Canadá.
Visto de Turismo para o Canadá
Para quem não se enquadra para o ETA Canadense será preciso realizar o processo do Visto para o Canadá. O Visto de Turismo (visitor visa – categoria V1) para o Canadá é um documento muito solicitado por brasileiros que pretendem ir ao país para conhecer seus famosos pontos turísticos. O visto de Turismo para o Canadá tem a validade, normalmente, de 10 anos e pode ter entrada permitida por até seis meses (dependerá da análise da imigração).
Visto de Negócio para o Canadá
Outro tipo de Visto Canadense é o Visto com o intuito de negócios (categoria B1). Esse determinado visto não é destinado para quem pretende ir ao Canadá para trabalho remunerado, apenas para quem irá para feiras de negócios, congressos, reuniões e outras visitas nestes formatos.
Visto de Trabalho para o Canadá
Já para o Visto Canadense para Trabalho (categoria W1) é preciso entrar com o processo demonstrando que tem um trabalho certo no Canadá. Portanto, no momento de solicitação do Visto Canadense é preciso já ter uma carta de trabalho da empresa no Canadá.
Como fazer o Visto para o Canadá?
Após decidir qual o tipo de Visto que se encaixa com o que necessita em sua viagem, é preciso dar andamento no processo de solicitação do documento.
Primeiro passo para tirar o Visto Para o Canadá?
O primeiro passo é realizar o preenchimento dos formulários eletrônicos. Nesse momento é preciso ter total atenção no processo, pois é um dos documentos que serão analisados criteriosamente pelo agente consular.
Segundo passo para tirar o Visto para o Canadá
O segundo passo é realizar o encaminhamento das informações, como também os documentos solicitados para o Consulado Canadense. Esses determinados documentos, como também os formulários, passarão por uma análise. Sendo assim, é importante que os documentos e os formulários estejam alinhados, para não ter divergência de informação.
Quais formulários preencher para tirar o Visto para o Canadá?
O requerente deverá realizar o preenchimento de alguns formulários, normalmente são três. O Family Information Form (IMM 5645), o Information Visitor Form (IMM 5257) e Representative Form (IMM 5476).
Terceiro passo para tirar o Visto Para o Canadá
Quanto custa para tirar o Visto para o Canadá?
O terceiro passo do processo é realizar o pagamento da taxa consular. Atualmente o valor da taxa está em 100 dólares canadenses e taxa extra para coleta da biometria de 85 dólares canadenses. O requerente também deverá pagar uma taxa para devolução do Passaporte com o Visto Canadense confeccionado, mas essa taxa dependerá da região em que será encaminhado, essa determina taxa é paga diretamente ao sistema de solicitação do Visto Canadense.
É importante salientar que a taxa do Visto Canadense não garante a aprovação do documento, o requerente deverá pagar essa taxa para sua solicitação. Além disso, não é reembolsada em caso de recusa do pedido.
Quem precisa realizar a coleta de biometria para tirar o Visto Canadense?
A coleta da biometria é obrigatória para todos os solicitantes que tenham entre 14 a 79 anos de idade.
Como agendar o Visto para o Canadá?
O quarto passo desse processo é realizar o agendamento consular. O requerente deverá realizar o agendamento para a coleta dos dados biométricos. O atendimento para esse passo não é no Consulado Canadense, o requerente deverá comparecer pessoalmente no VFS (Centro de Triagem do Visto Canadense). O VFS fica localizado em cinco localidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife.
O que é VFS para Tirar Visto Canadense?
O VFS é o Centro de Triagem do Visto Canadense, como falado acima. Dessa forma, será nesse local que o requerente realizará a coleta dos dados biométricos e foto.
Qual o prazo para o Visto Canadense ficar pronto?
Para finalizar o processo, o requerente deverá aguardar a resposta de aprovação do pedido. Em caso do resultado positivo, será preciso comparecer novamente ao local para entregar o Passaporte para confecção do Visto Canadense.
No entanto, a confecção do documento não tem um prazo certo para ser realizada, é de acordo com a demanda do Consulado Canadense.
Quais os documentos para solicitar o Visto para o Canadá?
Essa parte de documentação é bem relativa, pois para cada perfil de solicitação existem documentações mais específicas. Entretanto, os documentos básicos são:
Passaporte com validade de até seis meses; Passaporte anteriores com Visto Americano Válido ou Visto Canadense (se houver); Cópia do Documento de Identidade (frente e verso); Formulários preenchidos; Cópia do RNM (para estrangeiros); Comprovação de inscrição em uma instituição de ensino brasileira (estudantes); Cópia de empregador (negócios) e Cópia de carta convite (visita a amigos/parentes).
É fácil tirar o Visto Canadense?
O processo de solicitação do Visto Canadense não é algo fácil, é um procedimento burocrático que demanda tempo e paciência do requerente. Sendo assim, recomendamos que entre em contato com um Consultor Especializado em Visto para o Canadá. O mesmo irá te auxiliar em todo o passo a passo desse procedimento.
Por S2 Vistos e Passaportes